Educação Municipal

Sinterg apresenta reivindicações da categoria à Prefeitura

Na semana passada ocorreu a primeira reunião virtual do Conselho do Sinterg do ano. Entre os assuntos discutidos pelas conselheiras e conselheiros estão a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4848 e a mobilização da categoria para o próximo dia 22 de março. Também esteve na pauta do encontro ocorrido na última quarta-feira (22/02) a plenária da CNTE que acontecerá no dia 17 de março em Brasília-DF, e a apresentação da nova coordenadora de Informação e Divulgação, Meri Barbosa. 

Um dos assuntos debatidos na reunião foi a ADI 4848, ajuizada pelos governos dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. A ação questiona o critério de reajuste salarial (art. 5° da Lei do Fundeb) e pode ser interpretada como uma espécie de nova investida dos governos para não pagar o piso do magistério.

Em 2021 o plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitou por unanimidade os argumentos dos governadores e manteve a validade do artigo 5º da Lei do Fundeb (Lei 11.738/2008), que prevê como forma de atualização do piso nacional do magistério da educação básica o valor aluno a ser divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) anualmente.

Em 2023 os governadores voltaram a questionar o critério de cálculo por conta de alterações na legislação federal. De acordo com o portal do STF após “os votos dos Ministros Roberto Barroso (Relator), Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Edson Fachin, que rejeitavam os embargos de declaração, o processo foi destacado pelo Ministro André Mendonça”. Os votos dos ministros rejeitam a investida dos governadores, mas por conta do pedido de destaque de Mendonça o processo está parado e os ministros que já votaram podem mudar seu voto.

Plenária CNTE

A 4ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) fará uma homenagem ao João Felício, companheiro que perdemos para Covid 19. O tema do encontro será “Reconstruir o Brasil com as educadoras e educadores” e vai acontecer de 17 a 19 de março de 2023, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília (DF).

O Sinterg tem direito a quatro delegadas(os) titulares e 1 suplente. Já são delegadas natas a coordenadora Suzane Barros e a conselheira Paula Antes. E foram eleitas pelo Conselho com 100% de aprovação a coordenadora Dóris Nogueira e a conselheira Patrícia Noronha como titulares, e a conselheira Luciana Velada como suplente.

Mobilização

O Conselho do Sinterg aprovou para o dia 22 de março um dia de mobilização da categoria. Estão previstas para o dia uma Assembleia Geral da Categoria que deverá ocorrer pela manhã e um ato na parte da tarde. “

Nova coordenadora

O Conselho do Sinterg conheceu na ultima quarta-feira a nova coordenadora de Informação e Divulgação, Meri Barbosa. Meri estava lotada na escola Porto Seguro e agora vai integrar a coordenação do Sinterg até o fim da gestão, em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Category
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit eiusmod tempor ncididunt ut labore et dolore magna
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore